Torre de Belém
Classificada como Monumento Nacional, em 1907, e inscrita na Lista do Património Mundial da UNESCO, em 1983, integra, em conjunto com o Mosteiro dos Jerónimos, uma das 25 instituições tuteladas pela DGPC.
A visita a este monumento constitui uma experiência de conhecimento e de fruição inesquecível, seja pela sua importância histórico-artística, seja pela sua extraordinária localização, pela beleza da paisagem que a envolve.
Condições:
As caraterísticas arquitetónicas do edifício e os imperativos de preservação patrimonial limitam, para além da visita geral e de visitas especiais destinadas a grupos, o seu uso para outros fins.
Espaços
Construída para defender a barra do Tejo, entre 1514 e 1519, é estruturalmente formada por dois modelos arquitetónicos: a torre alta, ao modo de torre de menagem, de feição medieval; e o baluarte, ou casamata, um dispositivo militar moderno.
Torre alta
O interior organiza-se em quatro andares: as designadas Sala do Governador; Sala dos Reis; Sala das Audiências e Capela. Em termos de comunicação vertical, estes espaços são servidos por uma estreita escada em caracol, o que impede, entre outras limitações, a realização de eventos.
Baluarte
Trata-se de um corpo sextavado, com posicionamento numa cota baixa e avançado no rio. Possui 17 troneiras ou canhoneiras, onde se encontram réplicas de peças de artilharia, evocativas da função original. O espaço, fechado e integralmente abobadado, comunica com o claustrim, resultante de um restauro oitocentista.
Condições:
Visitas especiais para grupos, mediante consulta e marcação prévia, com a antecedência mínima de 15 dias úteis, e condições a acordar. Contacto: geral@mjeronimos.dgpc.pt
Área: 300m2, coberta com abóbada e pavimento em pedra.
Instalações elétricas e acesso a rede com limitações.
Não dispõe de instalações sanitárias.
Terraço do Baluarte
Por cima do baluarte, subindo um lanço de escadas, desenvolve-se o terraço ou esplanada. Proporcionando uma bela visão do rio e da margem Sul, permite observar a fachada principal da torre alta, virada ao rio, e visitar as guaritas, situadas nos vértices do baluarte.
Área: 590m2, pavimento em pedra.
Instalações elétricas e acesso a rede com limitações.
Não dispõe de instalações sanitárias.
Horário
Das 9h30 às 18h00, a última hora para venda de bilhetes é às 17h00 e a última entrada às 17h30
Encerra à segunda-feira e nos dias 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio, 13 de junho e 25 de dezembro.
Acessibilidade
Em virtudes das características arquitetónicas e dos imperativos de preservação patrimonial, não tem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Não dispõe de estacionamento.
Informações úteis
Como chegar
Autocarros urbanos: 714 (paragem próxima à Torre de Belém); 727, 728, 729, 751, 113, 144, 149 (paragem junto ao Mosteiro dos Jerónimos).
Elétricos: 15 (paragem próxima à Torre de Belém); 18 (paragem próxima ao Mosteiro dos Jerónimos).
Comboio: Estação de Belém.
Barco: Estação Fluvial de Belém.
Venda de bilhetes: no local ou bilheteira@dgpc.pt
Meios de pagamento: dinheiro, multibanco e cartão Visa
Contactos
Diretora: Dalila Rodrigues
Morada: Torre de Belém, 1400-038 Lisboa
Endereço postal: Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, Praça do Império, 1400-206 Lisboa
Telefone: + 351 213 620 034
E-mail: geral@mjeronimos.dgpc.pt
Consulta prévia para a realização de eventos: areixa@mjeronimos.dgpc.pt