Biblioteca de Arqueologia
A BIBLIOTECA ENCONTRA-SE ENCERRADA POR TEMPO INDETERMINADO.
MANTÉM-SE O ACESSO À CONSULTA DO ARQUIVO DE ARQUEOLOGIA
Biblioteca
A Biblioteca de Arqueologia (BA) tem a sua origem em 1973, na Biblioteca do Instituto Arqueológico Alemão. Foi cedida ao Estado Português em regime de comodato, aquando da extinção da delegação do IAA de Lisboa, em 1999.
A Biblioteca é, desde o seu início, um serviço público, que se assume como central para o rigor e o progresso do conhecimento e da cultura, estruturado com base na consideração do estado dos conhecimentos a cada momento e nos interesses expressos pelos seus utilizadores.
A BA é uma biblioteca especializada em Arqueologia e nas suas variadas vertentes, numa perspetiva cada vez mais vincada de interdisciplinaridade. Cobre por um lado as grandes temáticas cronológicas da Arqueologia, com especial incidência em Portugal e na Península Ibérica, mas possui também um importante acervo sobre a Arqueologia mundial. Por outro lado, a BA incorpora as temáticas metodológicas do campo multidisciplinar da Arqueologia e das várias ciências que a compõem.
Aberta ao público em geral, a BA tem como público-alvo os investigadores, professores, estudantes universitários ou pós-universitários e os profissionais da área. Pelo facto de ser representativa da Arqueologia em Portugal, é igualmente procurada por pesquisadores de outros países, contribuindo dessa forma para a dimensão internacional do património arqueológico nacional.
Esta Biblioteca disponibiliza ao seu público cinco Bases de Dados, relativas aos diversos tipos de acervo que a constituem: Acervo Bibliográfico Geral, Mapoteca, Arquivo Leisner, Desenho gráfico e Acervo Bibliográfico de Arqueologia Náutica e Subaquática.
A BA dispõe ainda de um fundo constituído pela Doação do Dr. Francisco Alves e de um fundo de Catálogos de Leilão.
As atividades da BA incluem, entre outras, o apoio à gestão da Bolsa Instituto Arqueológico Alemão / DGPC, a realização de exposições temáticas (de que resultou um compêndio de Biografias de arqueólogos), a organização de Visitas Guiadas e diversos outros Serviços.
Veja um pequeno filme sobre a BA em https://www.youtube.com/watch?v=dTIdTeFNl-8
Acervo Bibliográfico Geral
O acervo da BA – a maior Biblioteca do País na sua especialidade – possui na sua Base Geral cerca de 103.000 registos bibliográficos, divididos por cerca de: 1.550 títulos de periódicos (cerca de um terço dos quais ativos e atualizados), 34.000 títulos monográficos e 67.500 títulos de analíticos.
O catálogo bibliográfico do acervo geral pode ser consultado em: http://bibliotecas.patrimoniocultural.pt/, acedendo à Base de Dados intitulada “Biblioteca de Arqueologia: Base Geral”.
Mensalmente a BA disponibiliza o seu Boletim Bibliográfico, composto pelos registos colocados na Base de Dados em cada mês.
Consulte aqui o Boletim Bibliográfico.
Arquivo Leisner
A Biblioteca de Arqueologia é responsável pelo Arquivo Leisner, também ele deixado em regime de comodato ao Estado Português, e do qual já está totalmente tratado o acervo epistolar. A sua consulta é facultada presencialmente e online, uma vez que foram digitalizados todos os documentos que o constituem.
Todo o acervo deste Arquivo é especialmente relevante para o estudo da Arqueologia pré-histórica em Portugal no século XX, devido ao marcante contributo do casal Vera e Georg Leisner no estudo do megalitismo e da neolitização peninsulares.
O catálogo do acervo epistolar do Arquivo Leisner pode ser consultado em: http://bibliotecas.patrimoniocultural.pt/, acedendo à Base de Dados intitulada “Biblioteca de Arqueologia – Arquivo Leisner - Acervo epistolar”.
O Arquivo Leisner inclui ainda algumas cartas corográficas, podendo o seu catálogo ser consultado em: http://bibliotecas.patrimoniocultural.pt/, acedendo à Base de Dados intitulada “Biblioteca de Arqueologia – Mapoteca do Arquivo Leisner”
Mais informações aqui.
Desenhos de Arquitetura Megalítica
Esta base de dados inclui diversos desenhos de monumentos megalíticos que se encontravam no acervo do DAI de Lisboa (ao qual foram remetidos, em 1995, pelo DAI de Madrid).
Todos os desenhos, que datam das décadas de 1960 e 1970, foram realizados, maioritariamente, por indicação de Georg Leisner, Vera Leisner e Hermanfrid Schubart, no âmbito de trabalhos de prospeção arqueológica e desenho “livre” organizadas, nessa época, sob sua responsabilidade. Feitos por desenhadores profissionais, os desenhos foram preparados para ilustrar as comunicações e publicações desses investigadores.
Com a presente disponibilização, este acervo, que faz parte da história da arqueologia em Portugal, fica disponível para os investigadores, estudantes e empresas de arqueologia, bem como para o conjunto da comunidade de estudiosos de património. Para além do seu interesse histórico e de constituírem uma importante fonte fiável de informação são, igualmente, a única fonte disponível para “visualização” de alguns destes monumentos que, por razões de vária ordem, foram total ou parcialmente destruídos. Permitindo reconstituir a sua morfologia arquitetónica à data dos levantamentos, os desenhos contribuem, também, para identificar as diferentes fases de desmantelamento de que possam ter sido alvo.
Para além da sua importância científica e patrimonial, deve mencionar-se o seu contributo para a reconstituição das paisagens culturais megalíticas, ajudando a uma definição mais rigorosa da distribuição e densidade destes monumentos no passado.
Dado que os desenhos estão catalogados mas não digitalizados, a Base de Dados permite a pesquisa pelo nome dos monumentos megalíticos, devendo a consulta dos desenhos ser feita presencialmente.
O catálogo bibliográfico deste acervo de Desenhos de Arquitetura Megalítica pode ser consultado em: http://bibliotecas.patrimoniocultural.pt/, acedendo à Base de Dados intitulada “Biblioteca de Arqueologia – Desenhos de Arquitetura Megalítica”.
Acervo de Arqueologia Náutica e Subaquática
A Biblioteca de Arqueologia tutela o acervo da Biblioteca de Arqueologia Náutica e Subaquática (vulgo CNANS), composto monografias e periódicos especializados nesta temática.
A sua consulta presencial, sempre por marcação prévia, deverá ser requisitada ao CNANS (cnans@dgpc.pt), uma vez que o acervo se encontra nas suas instalações, em Xabregas (Rua de Xabregas, 37). Esta consulta é possível entre as 10 e as 15 horas, de 2.ª a 6.ª feira.
O catálogo bibliográfico do acervo da Biblioteca de Arqueologia Náutica e Subaquática pode ser consultado em: http://bibliotecas.patrimoniocultural.pt/, acedendo à Base de Dados intitulada “Biblioteca de Arqueologia – CNANS – BNS”.
Doação do Dr. Francisco Alves do seu acervo bibliográfico particular relativo à temática de Arqueologia Náutica e Subaquática
Na sequência do Protocolo assinado no dia 10 de outubro de 2019, entre a DGPC e o Dr. Francisco Alves, o referido arqueólogo doou à Biblioteca de Arqueologia da DGPC o seu acervo bibliográfico particular. Trata-se de um relevante acervo, com cerca de 2.000 volumes, fundamentalmente dedicados às temáticas relacionadas com a Arqueologia náutica e subaquática.
Até ao seu tratamento biblioteconómico, está desde já disponível o inventário preliminar do acervo (integralmente disponibilizado de acordo com as listagens elaboradas pelo doador – apenas acrescidas da cota e número de inventário dados a cada volume pela BA), que é passível de consulta e de pesquisa por autor ou título, AQUI
Bolsa IAA/DGPC
No âmbito dos acordos de colaboração entre o Instituto Arqueológico Alemão (IAA) e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), celebrados por ocasião da cedência da Biblioteca temática do IAA ao Estado português, foi instituída a Bolsa Portugal do Instituto Arqueológico Alemão.
Esta Bolsa, lançada anualmente, destina-se a projetos relacionados exclusivamente com Portugal, nas áreas de Arqueologia Pré e Proto-Histórica, Arqueologia Clássica, História Antiga e Arqueologia Medieval, que venham a ser desenvolvidos num dos Departamentos do Instituto Arqueológico Alemão (IAA), enquanto instituição de acolhimento.
Mais informações são disponibilizadas sempre que se verifica o lançamento do concurso relativo à Bolsa, normalmente realizado no final de cada ano civil.
Biografias
Entre fevereiro de 2016 e o final de 2020, a BA realizou uma série de pequenas exposições biobibliográficas dedicadas a arqueológos que mantiveram uma correspondência escrita com o casal Georg e Vera Leisner, integrada no acervo epistolar do Arquivo Leisner. Para as diversas exposições foram elaboradas notas biográficas, amavelmente elaboradas e cedidas por diversos investigadores nacionais, que se encontram disponíveis para consulta online.
Neste contexto sugere-se a consulta do Arquivo Leisner, onde se encontra a correspondência trocada entre cada um dos autores destacados e o casal Leisner (assim como todo o acervo epistolar que constitui este Arquivo), assim como a leitura das referidas biografias.
Visitas guiadas
A Biblioteca de Arqueologia promove visitas guiadas sempre que solicitadas, sendo as mesmas especialmente pertinentes para os alunos que iniciam a sua vida universitária na área da Arqueologia.
As visitas devem ser previamente agendadas com a responsável pela BA.
Regulamento
Leia o REGULAMENTO (conforme o original, validado e assinado pelo Senhor Diretor Geral da DGPC, Arqtº João Carlos dos Santos) para conhecer em pormenor as condições gerais de acesso e utilização.
Serviços disponíveis
Acervo completamente tratado, indexado e disponibilizado aos utilizadores.
Leitura presencial.
16 lugares para leitura presencial.
2 postos de acesso ao catálogo informatizado.
Acesso livre e direto às estantes.
Permitido o uso de computador portátil (pessoal).
Serviço de fotocópias a preto e branco, mediante a aquisição prévia de cartão recarregável (executadas pelo utilizador).
Serviço de digitalização (mediante pedido prévio).
Nota: Aquando da sua primeira visita à BA, cada novo utilizador é instruído acerca do seu funcionamento. No entanto, sempre que necessário, ser-lhe-á prestada ajuda pelos funcionários presentes.
Tabelas de preços
Consulte a Tabela de Preços para conhecer os valores da reprodução de documentos praticados pela Biblioteca.
Consulte a Tabela de Preços para reprodução de documentos relativos aos Processos no Arquivo de Arqueologia.
Informações gerais:
Contactos
Fernanda Torquato (bibliotecária responsável)
Tel.: (00351) 213 614 200 (ext. 1298)
Email: ftorquato@dgpc.pt
Dina Pinheiro
Tel.: (00351) 213 614 200 (ext. 1296)
Email: dpinheiro@dgpc.pt
Email da Biblioteca: bibliotecaarqueologia@dgpc.pt
Horário
De segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h00.
Nota: De 1 de julho a 31 de agosto, encerra das 13h00 às 14h00.
A partir de janeiro de 2024:
- de 1 de setembro a 20 de dezembro e de 3 de janeiro a 31 de julho o horário é alargado até às 20h00 na primeira e terceira quartas-feiras de cada mês. Sempre que um feriado recaia numa dessas quartas-feiras, o horário da Biblioteca será prolongado até às 20 horas na quinta-feira seguinte.
A Biblioteca encerra:
- aos fins-de-semana
- nos feriados nacionais
- no feriado municipal de Lisboa
- na semana do feriado nacional de 15 de agosto (se este feriado recair ao fim-de-semana, a Biblioteca encerrará na semana seguinte)
- de 24 de dezembro a 2 de janeiro (inclusive)
Localização
Palácio da Ajuda - Ala Norte – 2.º andar
1349-021 Lisboa
Acessos
Autocarros – 60, 729, 732, 742
Elétrico – 18
Nota: Existe facilidade de estacionamento privado nas proximidades da Biblioteca.