Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Museu Municipal de Santiago do Cacém

O Museu Municipal de Santiago do Cacém, fundado em 1930, tem um acervo diversificado onde se destaca a coleção de numismática, que apresenta um percurso de cunhagem balizado entre o século III a.C. e o advento da República, e a coleção etnográfica. Da visita ao Museu faz parte uma cela preservada da antiga cadeia, situada no edifício do atual museu, onde alguns presos políticos da I República foram encarcerados. O grande destaque do Museu vai para a reconstituição de uma cozinha alentejana, o quarto rural, a barbearia e alfaiataria e ainda a reconstituição de uma antiga sala da escola primária.

O Museu Municipal de Santiago do Cacém foi fundado, em 1930, por João Gualberto da Cruz e Silva, graças à doação da sua valiosa coleção de arqueologia e numismática. Encontra-se instalado, desde 1972, no edifício que, entre 1885 e 1969, foi cadeia comarcã. Notável exemplar da arquitetura civil oitocentista e projeto da autoria de Chiapa Monteiro, funcionou como cadeia até à construção do novo Tribunal, em 1968. Em 1972, e após obras de conservação e adaptação, este imponente edifício abriu as suas portas ao público como Museu Municipal.

Localizado na Praça do Município, frente aos paços do Concelho, o Museu Municipal de Santiago do Cacém foi, ao longo de décadas, aumentando as suas coleções e diversificando as temáticas. Do acervo do museu fazem parte peças ligadas às artes decorativas, pintura, mobiliário, cerâmica, escultura, têxteis, etnografia, arqueologia, numismática, documentação e fotografia.

Conteúdos editados pela DGPC/DMCC

Contactos e
Localização

Tutela:
Câmara Municipal de Santiago do Cacém
Director(a):
Jorge Justo
Endereço:
Praça do Município, 7540 – 136 Santiago do Cacém
GPS:
Lat: 38,0160975 Long: -8,697948199999928
Telf(s):
+ 351 269 827 375
E-mail:
museu@cm-santiagocacem.pt

Autocarros urbanos: Rodoviária (a partir de Lisboa)

Estacionamento: Zonas de estacionamento gratuito próximo do museu municipal.

Acessibilidade: Acessibilidade reduzida.

Terça a sexta das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h30.

Sábado das 12h00 às 18h00.

Encerra domingos, segundas e feriados.

 

Ingresso

Entrada gratuita.

Loja;

Jardim;

Serviços educativos.

 

 

• “O Homem, a Terra e a Lagoa”- Colecção Cadernos do Património • “Alfaiates e Costureiras”- Colecção Cadernos do Património • “A Barbearia – A arte de barbear e pentear”- Colecção Cadernos do Património • Moedas romanas do Museu Municipal de Santiago do Cacém • Miróbriga – O Tempo ao Longo do Tempo – Historiografia – Investigação em Miróbriga • Manuel da Fonseca – Por todas as Estradas do mundo.

Actualizado em 24 abril de 2014.

informações fornecidas pelo museu em fevereiro de 2014.

Última actualização: 14 Novembro 2022

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC