Museu de Vila do Conde
O Museu de Vila do Conde é um museu polinucleado cuja exposição permanente é dedicada à memória do território vila-condense. É um espaço de diálogo, de sensações e de emoções que motivam a reflexão sobre os processos e as relações históricas e socioculturais que ao longo de milhares de anos construíram a identidade de Vila do Conde.
No ano de 1975 são dados os primeiros passos no sentido de se criar a estrutura museológica concelhia. A 17 de setembro desse ano abre ao público a Casa de José Régio. Este espaço, dedicado a imortalizar a memória de um dos maiores vultos da literatura portuguesa do século XX, mantém-se até hoje de acordo com a disposição que o poeta deixou.
Perspetivando-se o Museu de Vila do Conde como estrutura de salvaguarda das tradições e do património móvel deste concelho, abre ao público em 1991 o Núcleo Museológico das Rendas de Bilros de Vila do Conde. Esta estrutura estuda a tradição das Rendas de Bilros em Vila do Conde, no país e no Mundo.
Núcleos
Casa de José Régio
Para além da estrutura da casa bem como a sua exposição serem marcas visíveis da personalidade do poeta, fundamentais a quem pretender estudos sobre José Régio, do acervo deste espaço faz parte todo o fundo de manuscritos, provas tipográficas, correspondência e a biblioteca de José Régio. Integram ainda o acervo a valiosa coleção de pintura contemporânea, com obras de Alvarez, Barrias, Júlio, entre outros e a importante coleção de Ex-votos.
Museu das Rendas de Bilros
Detém uma coleção de Rendas, piques, bilros, almofadas entre outras alfaias necessárias para esta atividade de inegável valor patrimonial local e mesmo nacional.
Alfândega Régia/ Museu da Construção Naval
Para além da vertente do estudo da Alfândega, este Núcleo dedica-se à preservação da memória da Construção Naval em Madeira. A coleção é constituída por ferramentas, miniaturas de embarcações, documentos vários e fotografias desta atividade ao longo de todo o século XX. Acresce ainda a coleção do Museu do Mar transferida para a Autarquia em 1999, constituída por artes de pesca, instrumentos de bordo, vestuário, documentos de bordo e uma larga bibliografia, para além de diversas embarcações em tamanho real.
Conteúdos editados pela DGPC/DMCC
-
Museu de Vila do Conde
-
Museu de Vila do Conde - Nau Quinhentista
-
Museu de Vila do Conde
-
Museu de Vila do Conde
-
Museu de Vila do Conde- Núcleo central
-
Alfandega Régia
Contactos e
Localização
- Tutela:
- Câmara Municipal de Vila do Conde
- Director(a):
- Ivone Pereira
- Endereço:
- Centro de Memória, Largo S. Sebastião n.º 14 - 4480-706 Vila do Conde
- GPS:
- Lat: 41,35740879999999 Long: -8,741965899999968
- Telf(s):
- 252 248 468
- E-mail:
- museus@cm-viladoconde.pt
- Site:
- http://www.cm-viladoconde.pt/
Autocarros urbanos: Arriva, Viagens Linhares, Auto Viação do Minho, Avic, Resende
Metro: Estações: Vila do Conde, N.ª Sr.ª da Lapa e Estádio
Estacionamento: Os diferentes núcleo que constituem o Museu de Vila do Conde, dispõem de estacionamento na área envolvente
Acessibilidade: A Alfândega Régia/Museu de Construção Naval e o Museu das Rendas de Bilros apresentam um conjunto de acessibilidades que permitem a visita de pessoas portadoras de deficiências aos espaços expositivos. A Casa de José Régio, devido às suas características estruturais, não tolera a instalação de equipamentos que visem o melhoramento das condições de acesso ao tipo de público em questão.
De terça-feira a domingo - das 10h00 às 18h00.
Encerrado ao público à 2ª Feira e feriados.
Ingresso
Entrada gratuita
Acolhimento
Loja
Cafetaria
Exposição permanente
. Museu das Rendas de Bilros – RENDAS DE ONTEM E HOJE – OS NOVOS CAMINHOS DA TRADIÇÃO
. Alfândega Régia/ Museu da Construção Naval - VILA DO CONDE - UM PORTO ABERTO MUNDO
. Casa de José Régio - EXPOSIÇÃO DE UM HOMEM
Atividades: visitas guiadas, projecção de diaporamas e ilustração de histórias com diapositivos, maletas pedagógicas, actividades lúdicas que visam a interiorizarão dos conceitos apresentados nas diversas exposições e guias de visita infantil.
Tel. + 351 252 248 470
• José Régio, Sonhos de uma Véspera de Exame, CMVC, 1989 • José Régio, Primeiros Versos – Primeiras Prosas, CMVC, 1994 (esg.) • José Régio, Novos Poemas de Deus e do Diabo, CMVC, 1994 • José Régio, Romance de Vila do Conde, CMVC, 2001 • Edição de Serigrafias, CMVC, 2001 • Uma visita a ... – Desdobrável da casa de José Régio • Vários, Rendas de Bilros de Vila do Conde, CMVC, 1994(?) • Rendas de Bilros de Vila do Conde – Desdobrável do Museu, 1995 • Conhecer o Passado – Preparar o Futuro – Desdobrável do Museu, 2000 • Conhecer o Passado – Preparar o Futuro – Guia de Visita Infanto-Juvenil, 2000 • Alfândega Régia/Museu da Construção Naval – Desdobrável da Inauguração, CMVC, Junho - 2001 • Alfândega Régia/Museu da Construção Naval – Desdobrável da Exposição, CMVC, Dezembro - 2001 • CD-Rom – Alfândega Régia/Museu da Construção Naval, CMVC, 2002.
Actualizado em____ de junho de 2014, informação fornecida a partir do site do IMC
Última actualização: 29 Julho 2014
Rede Portuguesa de Museus
A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.
A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.