Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Museu de Lamego

O Museu de Lamego encontra-se instalado no antigo paço episcopal, num edifício reedificado na segunda metade do século XVIII pelo bispo D. Manuel de Vasconcelos Pereira (1773-1786). Da coleção assumem relevância os objetos classificados pelo Estado Português como Tesouros Nacionais: um sarcófago medieval, decorado com uma cena de caça em baixo-relevo; os painéis que Vasco Fernandes pintou para a Sé de Lamego, entre 1506-1511; o conjunto de tapeçarias flamengas, tecidas em Bruxelas na primeira metade do século XVI, e os painéis de azulejos figurados com cenas bucólicas e de caça, do século XVII.

Em 1911, no cumprimento da Lei da Separação do Estado das Igrejas, o edifício do antigo Paço Episcopal e todo o seu recheio foram transferidos para a posse do Estado. O reconhecimento do magnífico recheio artístico que se guardava no antigo paço episcopal conduziu a que em 5 de abril de 1917, fosse criado em Lamego o “Museu de Obras de Arte, Arqueologia e Numismática”, constituído pelas obras existentes no antigo paço e paramentos e ourivesaria dispersos pela igreja das Chagas e “hospital novo”.

As obras de adaptação e remodelação introduzidas no edifício, de modo a alterar-se a função de residência episcopal a museu, não lhe retiraram o caráter de uma construção palaciana de província, em uso na centúria de Setecentos, organizada em torno de um pátio central e ampla escadaria interior de acesso ao piso nobre, que conserva como marca distintiva do uso primitivo, o brasão prelatício na fachada principal.

Na coleção do Museu de Lamego destacam-se os objetos que faziam parte do recheio do palácio, onde avulta o importante núcleo de tapeçarias flamengas do primeiro terço do século XVI e do XVIII, obras de pintura portuguesa e estrangeira dos séculos XVII e XVIII, mobiliário da mesma época e meios de transporte dos séculos XVIII e XIX, para além de alfaias religiosas – paramentos e ourivesaria –, de um fundo de livros antigos e códices, um reduzido núcleo de escultura medieval, proveniente da igreja de São Pedro de Balsemão e do Mosteiro de São João de Tarouca e os cinco painéis que integravam o retábulo da capela-mor da Sé de Lamego, executado por Vasco Fernandes, na primeira metade do século XVI.

A coleção foi complementada nos anos seguintes por escultura, capelas e altares em talha dourada, provenientes do extinto Mosteiro das Chagas e pelo acervo arqueológico cedido pela Câmara Municipal e da doação de objetos ligados ao universo pessoal ou familiar dos seus proprietários, reunindo mais de meia centena de nomes associados a doações ou legados, com enfoque nas artes decorativas de finais do século XVII até meados do século XX.

Conteúdos editados pela DGPC/DMCC

Contactos e
Localização

Tutela:
Direção Regional de Cultura do Norte
Director(a):
Alexandra Falcão
Endereço:
Largo de Camões, 5100-147 Lamego
GPS:
Lat: 41,097293 Long: -7,806230000000028
Telf(s):
+351 254 600 230
E-mail:
mlamego@culturanorte.gov.pt
Site:
https://museudelamego.gov.pt/

Como chegar: De carro: A24, saída Lamego
Comboios: Régua (ligação por autocarro até Lamego) – Porto
Autocarros urbanos: Porto – Campo 24 de Agosto, Fátima, Coimbra, Viseu; Expressos: Viseu-Coimbra-Lisboa; Viseu-Aveiro-Porto-Braga-Guarda-Covilhã; Régua-Armamar-Moimenta-Viseu-Coimbra-Lisboa

Estacionamento: Nas imediações existe parqueamento pago e gratuito

Todos os dias, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Encerra nos dias: 1 de janeiro | 1 de maio | Domingo de Páscoa | Feriado Municipal de Lamego (8 de setembro) | Dia de Natal (25 de dezembro).

Ingresso

Bilhete Normal - 3,00 €

Bilhetes de Visita Guiada: As visitas guiadas têm um acréscimo de 50% sobre o bilhete

Exposições temporárias ou outros eventos sujeitos a tabelas de preços específicas e definidas caso a caso e divulgadas a quando a sua realização.

Isenções:

Domingos e feriados até às 14h00 (visitas individuais ou grupos até 12 pessoas, inclusive)
Bilhete Escola (vistas escolares)
Bilhete Infantil (até aos 12 anos)
Portador dos Cartões ICOMOS, APOM, ICOM
Desempregados
Investigadores
Jornalistas

Descontos:

Bilhetes com 50% de desconto:
Bilhete Sénior (igual ou superior a 65 anos)
Portador do Cartão jovem
Portador do Cartão de Estudante
Família Numerosas (2 adultos + filhos)
Bilhete Família (> 4 elementos)

Loja/Livraria

Biblioteca e arquivo

Auditório

Vocacionado para a promoção de uma relação de maior cumplicidade com a comunidade, capaz de envolver diferentes públicos e contextos, o serviço educativo do museu, no âmbito da exposição permanente e exposições temporárias, desenvolve atividades que se alicerçam em dois campos temáticos – arte e património, num contexto de aprendizagem que visa alargar horizontes de referência, mobilizar saberes transversais, valorizar a experimentação, desenvolver a autonomia e estimular a criatividade.

As atividades educativas desenvolvem-se de acordo com a faixa etária dos grupos em articulação com os objetivos de aprendizagem contemplados nos currículos escolares, e incluem visitas orientadas, percursos de descoberta, oficinas criativas, jogos de manipulação, exploração sensorial, identificação e de associação.

O serviço educativo está disponível para orientar professores e educadores na preparação das visitas orientadas/oficinas, assim como para o acolhimento de projetos e atividades propostas pelas Escolas.

Através do seu serviço de apoio à investigação, professores e alunos poderão recorrer ao serviço educativo para solicitar apoio na elaboração de trabalhos/projetos curriculares.

Todas as atividades estão sujeitas a marcação prévia e têm de ser obrigatoriamente confirmadas pelo serviço educativo.

Mais informação: mlamego@culturanorte.gov.pt

TM 16 junho14 - informação enviada pelo museu em 15nov2013

Última actualização: 18 Junho 2021

Rede Portuguesa de Museus

A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

+ Monumentos e Museus DGPC