Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Casa-Museu Teixeira Lopes | Galerias Diogo de Macedo

A Casa-Museu Teixeira Lopes é um dos raros exemplos em Portugal que conserva e mantém abertos ao público, por iniciativa do próprio António Teixeira Lopes, não só a casa onde viveu, mas também os espaços onde trabalhou e concebeu grande parte da sua obra de escultura. No tempo em que Teixeira Lopes aqui viveu e trabalhou, a casa-ateliê foi um polo aglutinador da cultura do seu tempo, elevando a cidade de Vila Nova de Gaia – que já era conhecida devido ao comércio do vinho do Porto e às fábricas de cerâmica que exportavam para todo o país – para um lugar de destaque no contexto artístico e cultural de Portugal.

António Teixeira Lopes (1866-1942) foi um dos principais escultores portugueses do seu tempo, tendo sabido adaptar a sua prática às condicionantes do contexto político e cultural em que viveu. Produziu um conjunto vasto de obras para encomendadores de diferentes proveniências e estatutos sociais, com quem muitas vezes conviveu na sua casa-ateliê em Vila Nova de Gaia.

A construção da casa-ateliê teve início em 1895, logo após o regresso de António Teixeira Lopes de Paris (onde estudou entre 1884 e 1894). O projeto foi da autoria de José Teixeira Lopes, irmão do escultor, e contou com um ateliê e uma casa para habitação. Foi a partir do ateliê central – o “coração” da Casa-Museu – que as restantes divisões, públicas e privadas, foram sendo construídas. A unificar a construção está, para além da peculiar decoração arquitetónica exterior, o jardim que, remodelado por volta de 1988, funciona como uma extensão ao ar-livre do espaço expositivo da Casa-Museu, expondo esculturas de Teixeira Lopes, de artistas seus contemporâneos e de outros mais recentes.

Nos anos finais da sua vida, de forma a evitar a dispersão das obras e de todas as peças de mobiliário, tapeçaria, faiança, cerâmica, pintura, (…), que tinha reunido e colecionado, Teixeira Lopes decide transformar a sua casa numa casa-museu, organizando ele próprio os espaços e as peças a expor. Com o objetivo de manter a casa aberta ao público, em 1933 o escultor, que ainda vivia e trabalhava aqui, doou-a ao município de Vila Nova de Gaia e a 3 de dezembro desse mesmo ano o espaço abre pela primeira vez oficialmente como Casa-Museu.

Núcleos

Galerias Diogo de Macedo

Diogo de Macedo (1889-1959) iniciou atividade como escultor (tendo inclusive sido aluno de António Teixeira Lopes) mas em 1941 renunciou a essa prática artística dedicando-se inteiramente à crítica de arte e à museologia. Neste âmbito, teve um papel preponderante na apresentação e reconhecimento de vários artistas modernistas nacionais bem como na divulgação da arte de outros países, como a sua coleção claramente exemplifica.

As Galerias Diogo de Macedo juntaram-se à Casa-Museu Teixeira Lopes em 1967, tendo sido inauguradas em 1975 num edifício contíguo, de construção mais recente, adquirido propositadamente pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia para acolher a doação da viúva do escultor e crítico de arte.

Contactos e
Localização

Tutela:
Câmara Municipal Vila Nova de Gaia
Director(a):
Ana Paula Carvalhal
Endereço:
Rua Teixeira Lopes, nº 32 – 4400-320 Mafamude Vila Nova de Gaia
GPS:
Lat: 41,128638 Long: -8,611351499999955
Telf(s):
+351 223 742 904, +351 91 103 18 13
E-mail:
casamuseuteixeiralopes@cm-gaia.pt
Site:
http://www.cm-gaia.pt/pt/cidade/cultura/equipamentos-municipais/casa-museu-teixeira-lopes/

Comboios: Estação Devesas ou General Torres
Autocarros urbanos: STCP 904 - 905
Metro: Linha D (Amarela) – Câmara de Gaia

Estacionamento: Estacionamento: Parque Municipal - Rua Pinto Mourão. Lugar de estacionamento para deficientes: Rua Teixeira Lopes.

Acessibilidade: Elevador e plataformas nas escadas

Horário – de terça a domingo – 9h00 | 12h30 – 14h00 | 17h30

Visitas acompanhadas - 09h30 | 10h15 | 11h00 | 11h45 | 14h30 | 15h15 | 16h00 | 16h45

Encerra ao público - Segunda feira | 01 de janeiro | Domingo de Páscoa | 01 de maio | 24 de junho | 25 de dezembro

Ingresso

Entrada gratuita.

Loja

Livraria

Salão Nobre Casa-Museu – 70 lugares. Equipamento técnico disponível: projector de vídeo e de diapositivos

Visitas guiadas especializadas à exposição permanente e às exposições temporárias mediante marcação prévia.

Catálogo “Expressões artísticas no tempo de Garrett”, Casa-Museu Teixeira Lopes, 1999

Catálogo “Brasil, Teixeira Lopes e as Portas da Candelária” Casa-Museu Teixeira Lopes, 2000

    Catálogo “ Teixeira Lopes e a Verdade: sobre a nudez crua da verdade, o manto diáfano da fantasia”, Casa-Museu Teixeira Lopes, 2000

      Catálogo “Cerâmica de Gaia”, Casa-Museu Teixeira Lopes, 2001

      Actualizado em: 21 março 2014; 15 novembro 2016

      Última actualização: 07 Dezembro 2023

      Rede Portuguesa de Museus

      A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.

      A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.

      + Monumentos e Museus DGPC