Encontros e Debates 9 de abril, às 15h00
"Júlio César e doença de figuras históricas famosas: um novo ramo da paleomedicina", conferência por Francesco Maria Galassi
No dia 9 de abril, às 15h00, será proferida por Francesco Maria Alassi, a conferência Júlio César e doença de figuras históricas famosas: um novo ramo da paleomedicina, na Sala Bustorff do Museu Nacional de Arqueologia.
Francesco Maria Galassi, é um paleopatologista do Instituto de Medicina Evolutiva, da Universidade de Zurique (Suíça), dirigido pelo Prof. Frank Rühli, onde desempenha funções de Assistente e Investigador Principal do Italian Paleopathology Project.
Graduado pela Universidade de Bolonha, ganhou experiência em investigação na Universidade de Oxford e na Imperial College de Londres, desenvolvendo desde cedo um profundo interesse pela história médica e pela antiguidade das doenças. Para além de estudar vestígios osteológicos e múmias, especializou-se na análise filológico-científica de textos antigos de forma a identificar a representação e a evolução de doenças ao longo da História.
Na sequência da sua reavaliação da doença de Júlio César, em 2015, onde, com o seu colega Hutan Ashrafian (Imperial College de Londres), questionou o tradicionalmente aceite diagnóstico de epilepsia, tem vindo a desenvolver este campo de investigação, tornando-o num ramo da Paleopatologia, com o nome de "Paleopathography". Firme crente na necessidade de uma abordagem arqueológica e filológica às condições médicas do passado, de modo a influenciar positivamente a atual investigação clínica, e contando-se entre os seus famosos diagnósticos retrospetivos Dante Alighieri e Alarico I, o Dr. Galassi, juntamente com colegas americanos e italianos, lançou recentemente o Boccaccio Paleopathology Program com o objetivo de investigar a causa de morte do grande poeta medieval.
Com apenas 27 anos, Francesco Galassi é um dos mais jovens paleopatologistas no mundo e especialista no campo da paleomedicina. Os seus estudos têm chamado a atenção de conceituados jornais como Forbes Magazine, The Guardian, The Telegraph e regularmente participa em jornais, TV e rádio como comentador de investigação paleopatológica. Em janeiro de 2017, foi incluído na Forbes 30 Under 30 Science and Health Europe List.
- Organização:
- MNA/DGPC
- Local:
- Sala Bustorff do MNA, Lisboa