Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exposições 22/04/2015

A Máscara Ibérica no Dia do Museu Nacional de Arqueologia. Exposição e Debate

Inaugura no dia 22 de abril, às 17h00 a Exposição A Máscara Ibérica, e terá lugar um debate O Homem por trás da Máscara no Museu Nacional de Arqueologia, no âmbito da celebração do Dia do Museu Nacional de Arqueologia.

A exposição será composta por uma selecção de imagens (25) realçando o Homem por trás da Máscara. A exposição terá ainda algumas mascaras originais portuguesas.

No âmbito da exposição, a Progestur e o MNA promovem um debate de introdução ao tema com a presença de alguns dos mais considerados especialistas em Portugal sobre esta temática, tais como Joaquim Pais de Brito, Paulo Costa, José d'Encarnação, Hélder Ferreira, Luís Raposo, debate moderado por Manuel Vilas Boas.

"O Homem por trás da Máscara" é um tema universal, transversal e de uma simbologia única pelo que estamos certos que o debate permitirá a todos uma aprendizagem e tomada de conhecimentos sobre este tema tão apaixonante e de uma grande riqueza epistemológica.

A este tema e a outros associados dedicou naturalmente também José Leite de Vasconcelos alguma atenção, pelo que com esta exposição e debate se assinala a data de abertura ao público na ala oitocentista do Mosteiro dos Jerónimos, a 22 de Abril de 1906, do então Museu Etnológico Português, actual Museu Nacional de Arqueologia.

A exposição "Mascara Ibérica" faz parte do projecto homónimo que tem como objectivo o estudo e valorização das festas dos rituais da mascara em toda a península ibérica, um trabalho que se iniciou em 2006 e que este ano terá o terceiro volume publicado tendo vindo a efectuar desde o seu inicio uma media de duas exposições por ano, reforçando estas dinâmicas com debates, um congresso internacional realizado em Lisboa, promovendo o intercambio cultural entre os grupos, apoiando na recuperação de festas e muitas outras actividades que tem o seu ponto alto com o Festival Internacional da Mascara Ibérica que este ano se realiza pela 10º vez e já é considerado uma das ancoras culturais da cidade de Lisboa.

O projecto que e da responsabilidade da Progestur tem o apoio de vários municípios como são o caso de Miranda do Douro, Mira, Mogadouro, Lamego, Siero, de entidades como o INATEL e tem tido uma colaboração próxima de organismos culturais e académicos.

Organização:
MNA/DGPC
Local:
Museu Nacional de Arqueologia

Próximos Eventos