Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exposições Patente até agosto de 2023

“Desenhar o Tempo – o Teste do Desenho do Relógio” | 5ª edição da exposição

Está patente até agosto, a 5ª edição da exposição “Desenhar o Tempo – o Teste do Desenho do Relógio", no Centro Cirúrgico de Coimbra (CCC).

Criada no Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), em 2016, no âmbito do programa de inclusão “EU no musEU”, para pessoas com demência e seus cuidadores, esta exposição foi agora adaptada para o público e o espaço do CCC, sob a coordenação de António Travassos, Conceição Abreu e Robert van Velze.

Os desenhos em exposição têm como base o Teste do Desenho do Relógio, utilizado para diagnosticar, precocemente, a Doença de Alzheimer. Consiste em desenhar um relógio, com um círculo, colocando números e indicando 11 e 10.

O Teste do Desenho do Relógio foi desenvolvido em 1956 por Battersby para avaliar défices visuais e espaciais associados a lesões do hemisfério cerebral direito, sendo, posteriormente, utilizado para o diagnóstico de degeneração cognitiva relacionada com demências.

As edições da exposição “Desenhar o Tempo – o Teste do Desenho do Relógio” têm organização científica de Isabel Santana (médica neurologista, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e membro da Alzheimer Portugal), coordenação técnica de Virgínia Gomes (conservadora do MNMC e coordenadora técnica do projeto “EU no musEU”) e reinterpretação gráfica de Luísa Ramires (artista visual).

A exposição estará patente no edifício 2 (piso 0), do Centro Cirúrgico de Coimbra.

Organização:
MNMC/DGPC
Local:
Centro Cirúrgico de Coimbra

Próximos Eventos