Exposições 16/09/2016 - 09/10/2016
"Arqueologia em Portugal: Recuperar o Passado – em 2015" em Coruche
No dia 16 de setembro, no Auditório do Museu Municipal de Coruche com início pelas 17h30 haverá a abertura da exposição itinerante Arqueologia em Portugal: Recuperar o Passado – em 2015 que ficará patente até dia 9 de outubro na Avenida Luís de Camões, junto ao rio Sorraia.
Durante o evento é apresentada uma das principais intervenções e descobertas arqueológicas realizadas em todo território nacional durante 2015 desenvolvidas por Victor S. Gonçalves e Ana Catarina Sousa (UNIARQ - FLUL) no sítio do Cabeço do Pé da Erra (Coruche), no âmbito do Projecto ANSOR - Antropização do Vale do Sorraia.
A intervenção arqueológica no sítio do Cabeço do Pé da Erra (Coruche), realizada por Victor S. Gonçalves e Ana Catarina Sousa (UNIARQ - FLUL), no âmbito do Projecto ANSOR - Antropização do Vale do Sorraia, mereceu destaque nesta exposição. Este Projecto desenvolve a sua investigação no concelho de Coruche sobre as primeiras sociedades camponesas que ali viveram entre 8 e 5 mil anos atrás, procurando assim “compreender os modelos de povoamento locais, os processos de transição e, em geral, a inserção do Ribatejo nas dinâmicas do Centro e Sul de Portugal nesta época”.
Conscientes de que um dos deveres da tutela do património cultural e das autarquias é o da sensibilização e promoção das boas práticas para a salvaguarda, valorização e divulgação do património arqueológico, considera-se ser cada vez mais necessária uma atuação junto dos cidadãos no sentido de fomentar uma maior identidade patrimonial. A abertura da exposição irá ser precedida pela apresentação do projeto de divulgação científica “Arqueologia em Portugal: Recuperar o Passado” por Maria Catarina Coelho, Diretora do Departamento dos Bens Culturais da Direção-Geral do Património Cultural, e da apresentação do Projecto ANSOR - Antropização do Vale do Sorraia (1980-2016) por Victor S. Gonçalves e Ana Catarina Sousa, do Centro de Investigação UNIARQ da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Este evento é de entrada livre.
A exposição é uma iniciativa promovida pela Direção-Geral do Património Cultural, em parceria com as Direções Regionais de Cultura do Norte, Centro, Alentejo e Algarve, com a participação das Direções Regionais da Cultura dos Açores e da Madeira e, agora, com o apoio da Câmara Municipal de Coruche. Depois de estar no Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa e em Coruche vai, depois de dia 9 de outubro, continuar a percorrer o país.
Mais informação sobre o Projecto ANSOR.
Mais informação sobre a exposição itinerante Arqueologia em Portugal: Recuperar o Passado
- Organização:
- MNA/DGPC
- Local:
- Auditório do Museu Municipal de Coruche
Próximos Eventos
-
Exposições Exposição permanente
O MUSEU, MUITAS COISAS