Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Museums and Monuments 03/20/2023

Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC) recebe Prémio Professor Reynaldo dos Santos pela Exposição “Resgatar a Ordem. Iconografias [s]em reservas”

O Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC) recebeu o Prémio Professor Reynaldo dos Santos com a Exposição “Resgatar a Ordem. Iconografias [s]em reserva[s]”, distinguida como a melhor exposição temporária realizada em museus portugueses, nos anos de 2021 e 2022, pela Federação de Amigos dos Museus de Portugal (FAMP), numa cerimónia realizada no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

Com o comissariado científico de Sandra Costa Saldanha (FLUC-CHSC) e a colaboração da AMIC – Liga dos Amigos do MNMC, esta exposição, patente entre 1 de abril e 19 de junho de 2022, no MNMC, apostou em várias frentes no âmbito da construção e divulgação de conhecimento e na salvaguarda patrimonial. O prémio destina-se a galardoar a melhor exposição temporária apresentada em museus portugueses, inauguradas no ano de 2021 ou 2022 (podendo terminar em 2023), e que esteja associada a um Grupo de Amigos. A cerimónia decorreu no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa. Exposição “Resgatar a Ordem. Iconografias [s]em reservas” Comissariado científico de Sandra Costa Saldanha (FLUC-CHSC) A exposição pretendeu resgatar a clareza possível das peças de escultura e de pintura submetidas a um processo de conservação preventiva; resgatar a compreensão do universo complexo das ordens religiosas; resgatar a leitura dos objetos que permaneciam inertes e descontextualizados nas reservas do MNMC e que ganharam os contornos de inteligibilidade que lhes assiste. As obras são provenientes de antigos colégios, conventos, igrejas e capelas, numa ampla variedade de expressões plásticas, tipos iconográficos e estados de conservação, que documentam os contextos culturais da sua produção e consumo, refletindo ainda os dinâmicos percursos de circulação patrimonial.