As memórias da “Quinta das Cruzes” cruzam-se com a vida e a história da cidade do Funchal. Documentada como a última residência de João Gonçalves Zarco, descobridor da Ilha da Madeira, esta Quinta Madeirense, representa mais de 500 anos da história da Ilha.
Oficialmente aberto ao público a 28 de maio de 1953, sob a denominação de Casa-Museu “César Gomes”¸ o Museu Quinta das Cruzes foi constituído com base na doação do ourives César Filipe Gomes, ao que se seguiu o legado do colecionador João Wetzler e diversas aquisições que formam, no seu conjunto, um percurso através da evolução das Artes Decorativas.
Destaque para o Orquestrofone, instrumento musical mecânico, datado de 1900, exposto ao público nos jardins e que ainda cumpre com a sua função original de diversão e divulgação musical.
Contacts and Localization
Governing body:
Secretaria Regional de Turismo e Cultura – Direção Regional da Cultura
How to get there: Acesso pedonal a partir do centro da cidade ou de táxi Urban Bus: Carreira Eco (a partir de qualquer ponto da cidade do Funchal - www.horariosdofunchal.pt/linhaeco.asp ).
A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.
A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.