O Museu da Pólvora Negra, integrado na antiga Fábrica da Pólvora de Barcarena, tem como finalidade preservar e perpetuar a memória da atividade desenvolvida neste estabelecimento fabril, nos seus cerca de quinhentos anos de laboração. O seu acervo divide-se nas categorias de Ciência/Técnica, História, Militar e Indústria e a coleção reporta-se cronologicamente à época de origem do fabrico da pólvora em Barcarena, no século XVI, até ao seu fecho, em 1988. Quanto à temática, esta prende-se, particularmente, com o fabrico da pólvora negra em Barcarena.
Contacts and Localization
Governing body:
Câmara Municipal de Oeiras
Director:
Francisco Zambujo
Address:
Fábrica da Pólvora de Barcarena - Estrada das Fontaínhas - 2730-085 Barcarena
How to get there: Autoestrada A5 (Lisboa/Cascais), Porto Salvo, seguir as indicações - Fábrica da Pólvora; IC19 (Lisboa/Sintra), sair em Barcarena/Massamá, seguir as indicações - Fábrica da Pólvora.
Trains: Linha de Sintra – Estação de Massamá/Barcarena (10 minutos a pé), autocarro 117, direção Caxias ou Estação Monte Abraão; Linha de Cascais – Estação Caxias (autocarro 117, direção Monte Abraão). Urban Bus: Lisboa Transportes/LT - Carreira 101 - Lisboa Colégio Militar, direção Tercena; Carreira 106 - Amadora, direção Carcavelos (praia)
A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.
A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.