O museu possui as seguintes coleções: Arqueologia – artefactos arqueológicos e sílex, datados do Paleolítico Médio, recolhidos em diversas estações arqueológicas do concelho; coleção de paleontologia constituída por inúmeros fósseis em calcário de Ançã; Geologia – composta por uma grande parte de litologias que afloram na região de Cantanhede; Ferramentas Tradicionais – Ferramentas usadas na execução de trabalhos em pedra; Peças Artísticas – Coleção muito diversificada, que atesta a vasta utilização da Pedra de Ançã ao longo dos séculos.
Inaugurado em 20 de Outubro de 2001, em instalações inseridas num edifício de século XVIII, foi recuperado propositadamente com vista à sua utilização museológica. O Museu tem promovido atividades dirigidas para diversos públicos, sendo sempre o tema de fundo a Pedra. Na sua breve existência, este museu tem estabelecido vários protocolos de cooperação com instituições museológicas das quais se destacam o Museu Nacional Machado de Castro e o Museu Nacional de História Natural.
A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.
A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.