Integrado numa empresa de transportes públicos, o acervo do Museu da Carris identifica-se com os aspetos fundamentais da história dos transportes públicos na cidade de Lisboa, desde finais do 3.º quartel do século XIX até à atualidade. Deste modo, as suas coleções abarcam uma grande diversidade de objetos e documentos que testemunham o desenvolvimento dos transportes públicos coletivos, na sua evolução e no contributo prestado à cidade de Lisboa pela Carris.
Na sua coleção encontram-se veículos representativos da evolução dos transportes, bem como diversos artefactos que complementam a informação histórica da empresa. O seu acervo está agrupado em duas áreas distintas: uma área documental e uma área de objetos. Na área documental estão incluídas coleções de plantas e desenhos técnicos, fotografias, títulos de transporte e variada documentação avulsa. Quanto à área dos objetos, fazem parte coleções de uniformes, equipamentos administrativos e oficinais e viaturas de transporte de passageiros (tração animal, elétricos e autocarros).
TM 17junho14 - informação enviada pelo museu em 11 junho14 - faltam fotografias
Last change: 15 November 2022
Rede Portuguesa de Museus
A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.
A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.