Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exhibitions Até 26 de junho

OBRA CONVIDADA | Pintura Mensageiro de Frei Juan Ricci

No âmbito do programa OBRA CONVIDADA, a pintura Mensageiro, da Colección Banco Santander, será apresentada no MNAA a partir do dia 1 de abril, ficando patente na sala 60/Galeria de Pintura Europeia até 26 de junho de 2022.

Este projeto de intercâmbio com grandes museus de todo o mundo, iniciado em 2013, continua assim a possibilitar o contacto do público português com obras incontornáveis de grandes artistas internacionais, muitos deles ausentes das coleções portuguesas.

Frei Juan Ricci (Madrid, 1600-Montecassino, Itália, 1681)

Nascido em Madrid em 1600, Frei Juan Ricci (Juan Andrés Ricci) iniciou a sua formação artística com o pai, o pintor italiano Antonio Ricci, natural de Ancona, amigo do artista Federico Zuccaro, que acompanhou na sua viagem a Espanha, ambos contratados para a obra do Mosteiro do Escorial. Aqui professou como monge beneditino, em 1628, passando a ser conhecido como Frei Juan Ricci, recebendo importantes encomendas para os mosteiros de Silos, San Juan de Burgos, San Pedro de Cardeña, Medina del Campo ou San Millán de la Cogolla. Em 1662 partiu para Itália, onde morreu em 1681.

Artista de amplos interesses – foi também tratadista e arquiteto – explorou os recursos plásticos do tenebrismo, com acentuados efeitos contrastantes de luz e sombra, em obras maioritariamente de temática religiosa.

A pintura Mensageiro

Esta pintura, embora mutilada e com alguns repintes, mostra um gosto recorrente de Ricci por um tipo de composição da figura humana, em inclinação dinâmica, inspirada na Rendição de Breda, de Velázquez, e que foi comum a outros pintores da época. É também característico o ambiente tonal, dominado pelos castanhos, e o fundo escuro de onde emerge a personagem, entregando uma mensagem, certamente com intenção alegórica.

Organization:
MNAA/DGPC
Local:
Museu Nacional de Arte Antiga | sala 60/Galeria de Pintura Europeia
References

Next Events