Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exhibitions Até 17 de junho

A Infanta D. Maria em Oração à Imagem e às Relíquias de São Vicente Doação de George E. Glass, Embaixador cessante dos Estados Unidos da América em Portugal

No ano em que se comemora o V centenário do nascimento da Infanta Dona Maria (1521-1577), figura grada da cultura portuguesa quinhentista, o Museu Nacional de Arte Antiga recebeu do Embaixador cessante dos Estados Unidos da América em Portugal, Sua Excelência George E. Glass, a doação de uma pintura representando A Infanta D. Maria em Oração à Imagem e às Relíquias de S. Vicente.


Trata-se de uma pintura portuguesa do ciclo maneirista, executada provavelmente cerca de 1613, quando terminou a execução testamentária da Infanta, cujos bens, repartidos entre Portugal e França, constituíam uma enorme fortuna. A pintura tem vindo a ser atribuída aos pintores Simão Rodrigues (1583-1629) e Domingos Vieira Serrão (1570-1632), mas pode talvez relacionar-se, mais diretamente, com o autor dos grandes painéis com milagres de S. Vicente pintados para o cadeiral da Sé de Lisboa, obras possivelmente do pintor régio Amaro do Vale (f. 1619). É, de qualquer forma, uma pintura de grande interesse iconográfico sobre a Infanta e o culto do padroeiro da cidade de Lisboa.

Organization:
MNAA/DGPC
Local:
Piso 1/Átrio 9 de Abril, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

Next Events