Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exhibitions Até 28 de abril de 2024

Exposição "Gil Vicente. Portugal e Espanha nos primórdios do Teatro Europeu"

O Museu Nacional do Teatro e da Dança inaugura, a 26 de Outubro, "Gil Vicente. Portugal e Espanha nos primórdios do Teatro Europeu", a maior exposição até hoje realizada em torno da obra deste autor fundamental.

A exposição apresenta mais de 400 peças provenientes de Museus, Monumentos e Palácios, outras instituições culturais e companhias de teatro, de Portugal e Espanha, que nos levam numa viagem do Séc. XVI até hoje, revisitando a história do espectáculo em Portugal nos últimos 150 anos. 

A exposição está patente até 28 de Abril de 2024. 

Gil Vicente (1465? - 1536?) foi um homem de teatro total que, desde o início, se encarregou da conceção e da montagem do espetáculo teatral, escrevendo o texto, distribuindo os papéis, concebendo cenários e máquinas de cena, e compondo música e dança.  

Trata-se, indiscutivelmente, da figura mais importante da dramaturgia peninsular do seu tempo.

Não obstante, não surge isolado, resultando como o mais brilhante autor de uma tradição que, com raízes medievais, ganhou impulso decisivo no início do século XVI, quando pontificaram outros dramaturgos como os espanhóis Juan del Encina e Torres Naharro.

Esta exposição enquadra Gil Vicente numa atividade refundadora do teatro ocidental. Na sua obra encontra-se já boa parte dos temas que constituem o Humanismo, base da Europa de hoje. Por isso, passados 500 anos, Gil Vicente ainda desperta o interesse coletivo, refletido na diversidade de artistas que têm trabalhado a sua obra - da Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro ao Teatro Praga, do Teatro da Cornucópia às revistas à portuguesa de Eugénio Salvador - fazendo dele o dramaturgo mais representado em Portugal.

Com esta exposição pretende-se, então, redescobrir o contexto histórico da produção teatral vicentina, ao mesmo tempo que se evidencia a sua pertinência na atualidade e as leituras plurais que a interpretam. 

Organization:
MNTD / DGPC
Local:
Museu Nacional do Teatro e da Dança