Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exhibitions 6 de maio, às 19h00

André Cepeda Depois

Inaugura no dia 6 de maio, às 19h00 a exposição André Cepeda Depois, no Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa

Esta exposição reúne uma série de fotografias recentes realizadas no Porto, a cidade onde André Cepeda vive e tema recorrente do seu trabalho artístico. O conjunto de imagens sugere um percurso físico e mental sobre vários locais de uma cidade onde a presença humana é residual. Nesse percurso, nessa deambulação, André Cepeda fotografa os mais diversos assuntos, por entre ruas desertas, fachadas de edifícios, construções rudimentares, monumentos e ruínas, materiais e objetos abandonados em cenários temperados pela melancolia e pela sensação de vazio. É uma visão áspera e sensível, meditativa e crítica, que reage às circunstâncias espaciais, materiais e lumínicas que conferem a certos lugares e a certos objetos um carácter simultaneamente familiar e estranho, banal e misterioso.

Nada parece acontecer nestes lugares. Não se vislumbra nenhum movimento, nenhum gesto. Mundo petrificado, silêncio de morte, tudo o que sobra são espaços, construções e objetos que indiciam uma história anterior.
Depois é um trabalho sobre o que resta, mas também sobre o que queremos e estamos disponíveis para ver e fazer com as imagens, de resgatar a exigência de uma ética da observação e do pensamento sobre os lugares de todos os abandonos
e esquecimentos.
CURADOR
Sérgio Mah
39 obras em exposição Da série DEPOIS, sem título, Porto, 2015. Impressão jacto tinta em papel fine art Baryta

Cortesia Cristina Guerra Contemporary Art, Galeria Pedro Oliveira
Biografia do artista
André Cepeda nasceu em 1976, em Coimbra. Vive e trabalha no Porto. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, residência de artista na FAAP, São Paulo, 2012. Esteve na
shortlist do Paul Huf Award, Foam Fotografiemuseum Amsterdão, 2011, no Prémio BESPhoto, 2010 e nos Prémios EDP Novos Artistas em 2007. Desde 1999 que expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro, fez várias Residências de Artista e recebe encomendas institucionais, da qual se destacam a Trienal de Arquitetura de Lisboa 2010, Fundação EDP em 2013 e
Fundação de Serralves, 2014. Este ano foi o artista vencedor da Parceria Atelier- Museu Júlio Pomar/ EGEAC e Residency Unlimited, NY, com uma residência artística de 3 meses na RU em Brooklyn, NY.
Das suas exposições individuais destacam-se: Depois , MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa; Rien , Kasseler Fotoforum, Kassel e Centro Cultural Vila Flor, Guimarães, 2014; Kanal, standard/deluxe, Lausanne, 2014; Explicação da Lâmpada, Galeria Pedro Oliveira, Porto 2014; Rien, Museu do Neo Realismo, Vila Franca de Xira, 2013; Ontem, Gallery INVALIDEN, Berlim, Alemanha, 2012; Kanal , com Eduardo Matos, Espace Photographique Contretype, Bruxelas, 2012, e standard/deluxe, Lausanne, Suíça, 2011; Ontem, Espace Photographique Contretype, Bruxelas, Bélgica, 2010; BesPhoto 2010 , Museu Berardo, CCB, Lisboa, 2010; River, Galeria Pedro Cera, Lisboa, 2009.
André Cepeda expôs em galerias, museus e instituições de arte em diferentes países; Faulconer Gallery, Grinnell, Iowa, EUA; MARCO Museu de Arte Contemporânea, Vigo, Espanha; Casa da Fotografia, Hamburgo, Alemanha; Kasseler Fotoforum, Kassel, Alemanha; Galerie INVALIDEN1, Berlim, Alemanha; standard/deluxe, Lausanne , Suíça; The Mews - Projeto
Espaço, Londres, Reino Unido; Galleri Image, Aarhus, Dinamarca; Wohnungsfrage - Haus der Kulturen der Welt, Berlim, Alemanha; Museu Oscar Niemeyer, a Caixa Cultural, Rio de Janeiro e MASP - Museu de Arte de São Paulo, Brasil; Museu Serralves de Arte Contemporânea, Porto, Portugal; CGAC - Centro Galego de Arte Contemporánea, Santiago de Compostela, na Galiza.
Espanha; Fundação Calouste Gulbenkian, Le Bal, Paris, França. A sua obra encontra-se em diversas coleções públicas e privadas.
Organization:
MNAAC/DGPC
Local:
Museu Nacional de Arte Contemporãnea, Lisboa

Next Events