Saltar para o conteúdo principal da página

Imagens

Arquivo de Documentação Fotográfica

O Arquivo de Documentação Fotográfica (ADF) da Direção-Geral do Património Cultural garante a salvaguarda, a gestão e atualização do inventário fotográfico dos bens culturais móveis, imóveis e integrados, bem como o seu acesso publico.

É da sua competência a realização da documentação fotográfica indispensável ao inventário do património cultural, em particular ao que se refere aos Museus, Palácios, e imóveis afetos à DGPC, bem como à preservação, inventário, tratamento, restauro e divulgação de espécies fotográficas dos espólios históricos que integram estes serviços e outros que lhe estejam confinados. Uma amostra significativa do trabalho que tem sido desenvolvido (com o registo de 44.000 imagens) pelo ADF pode ser consultado online através da aplicação MATRIZPIX.

É igualmente da sua competência elaborar as normas e regulamentos de cedência de imagens, procedimentos relativos ao processo de recolha, processamento e digitalização, bem como a conservação da documentação fotográfica.

O ADF presta serviços de caracter técnico a outras entidades, publicas e privadas, quando a sua intervenção se justifique, e apoio à investigação sobre os bens culturais móveis e os acervos de fotografia histórica.

Todos os pedidos de utilização de imagens relativas aos Museus, Palácios e outros imóveis afetos à DGPC devem ser dirigidos ao ADF, para o email adf@dgpc.pt ou através da plataforma do MatrizPix.


MatrizPIX

MATRIZPIX é o sistema de informação com interface de pesquisa em Português e em Inglês, que permite igualmente a encomenda e cedência de imagens de alta resolução de forma integralmente desmaterializada.