Saltar para o conteúdo principal da página

Biblioteca do Museu Nacional da Música

Centro de Documentação

O Museu Nacional da Música possui um centro de documentação especializado em organologia, história e teoria da música, onde é possível encontrar obras de referência para o estudo da música.

Uma visita ao centro de documentação possibilitará um contacto com informação sobre instrumentos de música do mundo inteiro (a sua construção, história, representação em obras de arte - iconografia musical), músicos, história da música, entre outros assuntos. Encontra-se mais representado ao nível da música erudita, no entanto, também é possível encontrar referências a música popular, fado, música contemporânea, jazz.

Acervo

Podem ser consultadas perto de 3000 obras, desde teses, facsimiles de tratados e de métodos instrumentais, catálogos de museus de instrumentos e de exposições, vários números de periódicos como a Arte Musical, Early Music, Le Monde la Musique, Ritmo ou World of Music, alguns trabalhos sobre os instrumentos das coleções do museu e sobre construtores de instrumentos de música.

O Museu Nacional da Música possui ainda vários fundos documentais de personalidades como Alfredo Keil; do seu colaborador Luís Filgueiras, de Michel'angelo Lambertini, Josefina Andersen, Pedro Prado, do cantor lírico Tomás Alcaide, do violinista Júlio Cardona e do seu pai Ferreira da Silva, da pianista Ella Eleanore Amzel, do maestro José de Sousa e do músico Virgílio Augusto Freitas. Destes fundos fazem parte vários tipos de documentos, como partituras, programas de concertos, correspondência, etc.

O catálogo bibliográfico pode ser consultado em: http://bibliotecas.patrimoniocultural.pt/.

Serviços disponíveis

Leitura presencial, mediante marcação prévia.

Serviço de reprodução.

Tabela de preços

Consulte a Tabela de Preços - Reprodução de documentos para conhecer os valores da reprodução de documentos praticados Biblioteca.

Contactos

Rui Pedro Nunes (responsável pela biblioteca)

Tel.: (00351) 217 710 990 

Email: geral@mnmusica.dgpc.pt

De segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30.

Encerra aos fins-de-semana, feriados nacionais e feriado municipal de Lisboa.

Localização

Museu Nacional da Música 

Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos

Rua João de Freitas Branco

1500-359 Lisboa

Acessos

Metro: - Linha Azul: Reboleira-Santa Apolónia (Estação do Alto dos Moinhos)

Autocarros - 768, 54