Saltar para o conteúdo principal da página

Arquivo de Documentação Fotográfica

O Arquivo de Documentação Fotográfica (ADF) desenvolve uma atividade fundamental no âmbito da salvaguarda, inventário, preservação e tratamento das coleções de fotografia histórica dos Museus, Palácios, e de outros imóveis afectos à DGPC, tendo ainda à sua guarda relevantes depósitos de outras entidades e particulares.

Este arquivo  possui acervos fotográficos históricos de relevante importância para a história da arte e da fotografia em Portugal. Os seus espólios são constituídos por milhares de negativos e positivos originais, destacando-se obras de Frederick William Flower, San Payo, Silva Nogueira, João Martins, Augusto Bobone, entre outros fotógrafos.

O ADF tem também procurado desenvolver parcerias com instituições de ensino da conservação  e autores de diferentes áreas de conhecimento no sentido de desenvolver o estudo e a divulgação dos seus espólios.

Todos os pedidos de utilização de imagens relativas aos Museus e Palácios devem ser formulados, com uma antecedência não inferior a 15 dias, ao Arquivo de Documentação Fotográfica da DGPC.

Pedido de imagens através do Matrizpix ou do email adf@dgpc.pt

O MatrizPIX permite a pesquisa sobre os fundos e espécimes em suporte digital, a apresentação de exposições virtuais de fotografia, bem como a selecção e pedido de imagens em alta resolução a fornecer pelo Arquivo de Documentação Fotográfica da DGPC.


Regulamento de utilização de imagens 

Contactos

Alexandra Encarnação (Coordenadora)
Forte de Sacavém,
Rua do Forte do Monte Cintra,
2685-141 Sacavém,
Portugal

Tel: (00 351) 219427782 
Email: adf@dgpc.pt