Saltar para o conteúdo principal da página
Património Mundial

Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém

Descrição

Mosteiros dos Jerónimos:
Obra-prima da arquitectura portuguesa do século XVI, classificado como Monumento Nacional e inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO, o Mosteiro dos Jerónimos situa-se numa das zonas mais qualificadas de Lisboa, um cenário histórico e monumental junto ao rio Tejo onde também marcam forte presença a Torre e o Centro Cultural de Belém.
Ligado simbolicamente aos mais importantes momentos da memória nacional, o conjunto monástico fundado pelo rei D. Manuel conserva, ainda hoje, além da igreja manuelina, grande parte das magníficas dependências conventuais que contribuíram para a sua fama internacional, incluindo o Claustro quinhentista, o antigo Refeitório dos frades e a sala da Livraria.

Ver Planta com os limites do imóvel e respectiva Zona Tampão

Outras ligações:
UNESCO - Monastery of the Hieronymites and Tower of Belém in Lisbon

 Site Mosteiro dos Jerónimos

Site da Torre de Belém

Roteiros Turísticos Património Mundial

Visite este Monumento

Torre de Belém:
Construída estrategicamente na margem norte do rio Tejo, entre 1514 e 1520, para defesa da barra de Lisboa, é uma das jóias da arquitectura do reinado de D. Manuel, uma síntese entre a torre de menagem de tradição medieval e os primeiros dispositivos aptos para resistir ao fogo de artilharia. Mantém algumas salas de utilização civil com as características abóbadas quinhentistas, a casamata para o disparo da artilharia e a memória dos cárceres que ali funcionaram desde finais do século XVI.
Está inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO, é um ex-libris do património cultural português projectado em todo o mundo e é um dos elementos arquitectónicos que pontua a paisagem ribeirinha na zona monumental Ajuda-Belém.

Outras ligações:
UNESCO - Monastery of the Hieronymites and Tower of Belém in Lisbon

Site Torre de Belém

Visite este Monumento