Saltar para o conteúdo principal da página
Património Mundial

Centro Histórico de Angra do Heroísmo nos Açores

Descrição

Dotada de características geográficas e atmosféricas que permitiam uma aportagem segura, a cidade de Angra do Heroísmo, situada na Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores, desenvolveu-se a partir do século XVI inaugurando uma escala obrigatória para as carreiras marítimas de naus da Mina, India e Brasil. Estruturada num desenho urbano renascentista, a cidade cresceu em importância estratégica e adquiriu um carácter monumental, patente em obras como as fortalezas de S. Sebastião, de S. Filipe, a Sé Catedral, a Igreja da Misericórdia ou o Palácio dos Capitães-Generais.
Entreposto de gentes, gostos e culturas das carreiras dos Descobrimentos, Angra do Heroísmo conserva um legado artístico inigualável de arquitectura, escultura, talha, porcelana, azulejaria e mobiliário, em que o exotismo e preciosidade dos materiais sublinha a nobreza das formas.
Embora fustigada pelo terramoto de 1980, Angra do Heroísmo conserva um património arquitectónico e paisagístico único e está classificada como património mundial desde 1983

Outras ligações:
UNESCO - Central Zone of the Town of Angra do Heroismo in the Azores