Saltar para o conteúdo principal da página

Publicações sobre Património Imaterial

Uma das linhas de trabalho da DGPC em matéria de salvaguarda de PCI consiste na produção de instrumentos destinados a promover a atuação qualificada nesta área do património a nível nacional. É neste contexto que se enquadra a edição de Atas de Colóquios, nacionais ou internacionais, edições de recentes trabalhos de investigação, edição ou reedição de obras de referência para a prática etnográfica em Portugal, assim como linhas editoriais especialmente vocacionadas para o público jovem, ou, como no caso da coleção “Arquivos do Imaterial”, para a divulgação do papel do filme etnográfico na documentação do PCI.

Edições recentes:

Manual de utilização da base de dados de ­­suporte ao Inventário de Património Cultural Imaterial

Clique AQUI para descarregar gratuitamente o Manual

Precursora a nível nacional na desmaterialização de procedimentos de proteção legal do património cultural, esta base de dados é de acesso gratuito e universal, e permite a inventariação de património imaterial com recurso exclusivo às tecnologias da informação, potenciando a participação alargada das comunidades, grupos e indivíduos no processo de patrimonialização deste “património vivo”.
Este Manual, edição eletrónica de descarga gratuita a partir da página de internet da DGPC, tem como objetivo fundamental apoiar as entidades, públicas e privadas, envolvidas em processos de salvaguarda de património imaterial.

A concretização desta edição, elaborada pela DGPC no âmbito do seu papel normativo e de difusão de boas práticas para a área do património imaterial, articula-se com outra das suas linhas de trabalho estruturais para esta mesma área, a da capacitação técnica para a salvaguarda do PCI em Portugal, com expressão, por um lado, no apoio técnico prestado em permanência a inúmeras entidades, nomeadamente municípios, museus e ONGs, e, por outro, nas suas ações de formação para a salvaguarda do PCI, quer presenciais, quer em regime de ensino à distância.


 

Atas do Colóquio Internacional "Políticas Públicas para o Património Imaterial na Europa do Sul" (Ed. DGPC, 2013)

Clique AQUI  para download do volume de Atas do Colóquio Internacional «Políticas Públicas para o Património Imaterial na Europa do Sul: Percursos, Concretizações, Perspetivas», publicado pela DGPC em 2013.

Realizada no âmbito de candidatura aprovada pelo Programa Ibermuseus, esta edição  conta com textos dos seguintes autores: Chérif Khaznadar ; Chiara Bortolotto, Cyril Isnart, João Leal, Jorge A. Paulus Bruno, José Luis Mingote Calderón, María Pía Timón Tiemblo, Paulo Ferreira da Costa, Sylvie Grenet

Organizado conjuntamente pela DGPC e pelo CIDEHUS, e realizado em Lisboa em novembro de 2012, este Colóquio teve como objetivo principal a reflexão sobre os processos de desenho de políticas públicas na Europa do Sul para fins da implementação da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (UNESCO). Confrontando as principais estratégias desenvolvidas em Portugal, Espanha, França e Itália, o Colóquio deu a conhecer os papéis aí reservados aos detentores do PCI e às organizações nos processos de identificação e salvaguarda do PCI. Uma das principais linhas do Colóquio consistiu igualmente na reflexão sobre o envolvimento da Antropologia na implementação daquelas políticas e estratégias, identificando as oportunidades, os resultados e, também, as dificuldades daí decorrentes, tendo em conta o papel desempenhado por esta disciplina no estudo dos factos de cultura atualmente objetificados como «PCI».

 

Outras edições:

Para informação sobre todas as edições da DGPC sobre património imaterial, incluindo outras edições eletrónicas da DGPC de download gratuito, aceda à página «Recursos\Edições» do MatrizPCI