Saltar para o conteúdo principal da página

Kit de Recolha de Património Imaterial

KIT DE RECOLHA DE PATRIMÓNIO IMATERIAL

O Kit de Recolha de Património Imaterial constitui um recurso educativo da DGPC destinado a sensibilizar os jovens para a necessidade de salvaguarda do seu PCI.

Este instrumento pedagógico destina-se a ser aplicado à escala local (aldeia, freguesia, bairro, etc.) e a promover o conhecimento e a valorização do respetivo património imaterial, através da interação promovendo a interação dos jovens com os elementos da comunidade que detêm uma importância decisiva na transmissão desse património.

O Kit destina-se a ser utilizado preferencialmente em contexto escolar, em particular nos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, assim como atividades formativas e pedagógicas promovidas por outras entidades, nomeadamente os Museus, através dos respetivos Serviços Educativos.


A Edição

O Kit de Recolha de Património Imaterial encontra-se disponível ao público desde 2011 sob a forma de edição eletrónica, de descarga gratuita, em formato PDF.

Para além das Fichas para registo de manifestações de PCI, o Kit integra igualmente Fichas para registo de património material, com o objetivo de sensibilizar os jovens para a necessidade da sua abordagem integrada, tal como preconizado pela UNESCO e como sublinhado pela legislação nacional para a área do PCI.

Em 2013 esta edição foi premiada na III edição do Prémio Ibero-americano de Educação e Museus (Categoria I, 3.º lugar, ex aequo), de entre um total de diversas dezenas de projetos candidatos.

Aceda AQUI à edição eletrónica do Kit.


A Base de Dados

Desde Novembro 2014 o Kit de Recolha de Património Imaterial encontra-se igualmente disponível para utilização pelas Escolas e Museus portugueses sob a forma de Base de Dados desenvolvidapela Direção-Geral da Educação no âmbito de parceria estabelecida com a Direção-Geral do Património Cultural, com base na edição eletrónica acima referida.

Acessível via sítio web da Direção-Geral da Educação, esta Base de Dados é de acesso gratuito e destina-se a ser utilizada quer em contexto escolar, em particular em Escolas dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, quer em atividades formativas e pedagógicas promovidas por outras entidades, nomeadamente Serviços Educativos de Museus, que poderão divulgar os resultados das suas recolhas na página de Facebook do «Kit de Recolha de Património Imaterial», simultaneamente disponibilizada pela DGPC.

A Base de Dados «Kit de Recolha de Património Imaterial» promove uma abordagem integrada à realidade cultural das comunidades locais, através da utilização das suas diversas fichas, quer as destinadas à recolha de património imaterial (“Saberes e Ofícios Tradicionais”, “Tradições Festivas” e “Tradições Orais”), quer as de registo de património material (“Lugares”, “Edifícios” e “Objetos”), destinadas a uso conjunto num mesmo projeto educativo.

Tal como a publicação da DGPC que se encontra na origem da Base de Dados «Kit de Recolha de Património Imaterial», este recurso educativo foi elaborado atendendo à importância que a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (UNESCO, 2003) confere à implementação de «programas educativos, de sensibilização e informativos destinados ao público, nomeadamente aos jovens», com vista a assegurar a valorização social do património cultural imaterial (artigo 14.º).

Para além das comunidades educativas de território nacional, esta Base de Dados poderá ainda ser utilizada pelos Museus e Escolas com currículo português, designadamente da CPLP, com vista à sensibilização das gerações mais jovens dos respetivos países para a salvaguarda do seu património imaterial.

Aceda AQUI à Base de Dados.