Saltar para o conteúdo principal da página

Serviços Educativos

Os serviços educativos são, de forma consistente e continuada, uma das áreas de trabalho mais dinâmicas dos Museus, Monumentos e Palácios da DGPC.

Nos últimos anos têm vindo a ampliar a sua abrangência, diversificando iniciativas, num processo que acompanha o desenvolvimento do próprio conceito de função educativa, unanimemente reconhecida pelas instâncias internacionais como um dos principais eixos de atuação das instituições que gerem os museus e os monumentos.

Nesta perspetiva, as ações específicas dirigidas aos diversos públicos (escolares e não escolares) procuram incentivar articulações institucionais e alargar a função educativa a todos os sectores de atividade dos museus, palácios e monumentos da DGPC, de forma a desenvolver projetos que estimulem a criatividade, a literacia e a partilha intergeracional e multicultural dos visitantes. às necessidades prementes da sociedade contemporânea.

O objetivo é contribuir para uma maior diversidade das atividades oferecidas, desenvolvendo as competências dos seus técnicos, gerando maior reflexão, troca de experiências, de conhecimentos e avaliação em torno de estratégias pedagógicas que procuram sensibilizar os públicos para questões centrais da sociedade contemporânea, com destaque para o património cultural e o ambiente.

Estas estratégias são prosseguidas por um vasto leque de atividades culturais, como ateliês e oficinas, sessões de conto, espetáculos de música, teatro ou dança, workshops, seminários, visitas guiadas a coleções ou a sectores específicos do museu ou monumento, e ainda pela produção de edições e instrumentos didáticos, destinados a diversas franjas de público e respondendo de forma qualificada à sua exigência crescente.

Pode encontrar na página dedicada ao Museu/Monumento toda a informação.