Saltar para o conteúdo principal da página

Cursos 10 a 21 de julho de 2017

Tomar Summer School 2017 - O Convento de Cristo e a cultura do Renascimento em Tomar. Inscrições até 30 de junho

Entre os dias 10 e 21 de julho de 2017, decorrerá no Convento de Cristo em Tomar a Tomar Summer School, sob o tema O Convento de Cristo e a cultura do Renascimento em Tomar

Este projeto contempla a observação crítica dos vários espaços materializados no Convento de Cristo ao longo de séculos mas cuja maior definição ocorre nos séculos XV e XVI. Através da análise das práticas pictóricas, escultóricas e dos registos implantados na consagração desta "cidade ideal", como a igreja, os 8 claustros que ainda sobrevivem, os dormitórios, a surpreendente cloaca ou, depois, a grande enfermaria nova, os estudantes percepcionarão um programa político, cultural e estético que dá voz às pressões ideológicas que se exercem em Portugal num tempo dilatado.

Ao longo de quase duas semanas, os estudantes tomarão contacto físico com as estruturas do edificado, em permanente desafio de inteligibilidade, mas serão também chamados a uma planificação expositiva a partir do acervo escultórico guardado no Convento. A partir desta experiência, onde se incentiva a musealização das reservas do Convento, ganhará sentido uma outra consistência na abordagem às questões formais da escultura do Renascimento em Portugal. Constituir-se-á, assim, um laboratório de pesquisa formal em íntima relação de forças com a componente escultórica presente no Convento de Cristo.

Inscrições até 30 de junho.

Organização:
Convento de Cristo/DGPC
Local:
Convento de Cristo, Tomar
Referências